em

Notícias

sábado, 4 de fevereiro de 2012
COLUNISTA DO TUCANOBR.COM, OSVALDO JÚNIOR, FALA DA NOVA PINTURA DA IGREJA CATÓLICA DE TUCANO
POR: COLUNISTA DO SITE TUCANOBR.COM, OSVALDO JÚNIOR

Este texto me foi encomendado por um amigo. Devo corrigir, grande amigo, pelo qual nutro um singelo e genuíno respeito. Por isso, não sei classificá-lo numa tipologia textual específica; não sei se se trata de uma crônica, relato pessoal ou mero discurso com finalidades informativo-persuasivas. O certo é que ele pediu-me que registrasse com palavras sua quase inefável indignação, que, de tão grande, evoluía-se para um sentimento de intolerância.


Em conversa particular, ele me disse que nossa cidade tinha perdido nosso ‘belo cartão postal’. Franzi a testa, num indício de que não havia entendido e, com sua preciosa paciência, resolveu elucidar seu pensamento: antes, muitos munícipes gostavam de colher fotos em frente à Igreja Católica, situada à Praça da Matriz. Porém, por ordem não sei de quem, resolveram acabar com a ‘beleza’ desse templo, pintando-o de uma cor que retirou a magnitude do lugar. Veementemente, afirmou que bastava eu comparar o antes e o agora que perceberia com rapidez a diferença.  


Devo confessar que atender à solicitação de meu amigo foi uma tarefa árdua. Tive que colocar meus neurônios para funcionarem e conseguir emitir algumas considerações a respeito. Não é tarefa fácil falar da estética do belo ou do feio, dicotomia relativa, que depende do ponto de vista de quem analisa. O que para mim é esplêndido é, para outro ser, mau gosto, indigno de se ver.


Não tenho o poder de condenar quem mandou refazer nosso cartão postal, nem tampouco fazer com que todos acreditem que a atual pintura é torpe, desagradável ao nosso olhar. Tudo bem que a estrutura do templo estava deteriorada e que necessitava de uma reforma. Cada qual que tome um posicionamento, mas posso, na condição de cidadão, revelar o meu ponto de vista, que, com certeza, muitos corroboram. Não sou contra pintar nossa igreja de verde, mas que se escolhesse um verde mais modesto, menos chamativo. Se levarmos em consideração a simbologia da cor, teríamos outra posição, mas deixemos isso de lado. Mesmo com uma significação importante a cor e tonalidade escolhidas foram de péssimo gosto. O centro da cidade de Tucano está parecendo mais uma floresta do que outra coisa pretendida. 
Feiura é um verbete que carrega em si um forte significado. Ninguém gosta de ser chamado de feio. Todavia, como se trata de um bem material, assim vou classificá-lo, com esse mesmo adjetivo, por sua aparência desagradável e desprovida de beleza para apreciação. Hoje, passo e circulo no centro do município e não consigo conter meu sentimento de repulsa, minha ojeriza. O insigne poeta Vinícius de Moraes dizia: “que me desculpem as feias, mas beleza é fundamental”, aforismo que aprovo. A beleza é imprescindível. 

Poderei fazer muitos cartões postais para as pessoas que amo e desejo manter laços comunicativos. Porém, não colocarei mais a foto de nossa igreja. O verde derramado nas paredes dela é intolerável. Ah! Não poderia esquecer: nossa cidade está repleta de animais soltos pelas ruas. Acho que eles devem estar confundindo o verde chocante com um amontoado de capins que servirão para suas alimentações. Trocamos um cartão proeminente por um intolerável, afetado pela feiura.





Osvaldo Alves de Jesus Júnior
30 de janeiro de 2012



4018 visitas Imprimir esta publicação Enviar esta publicação por e-mail
Existe 40 comentários para esta publicação
quarta-feira, 12/9/2012 por bruna santos de araujo
a igeja
na minha opinial esti rapaz nao sabe o que di,
segunda-feira, 7/5/2012 por Vando Santos
Mudar é preciso
Por que a mudança causa espanto?O Q A COR DA IGREJA TEM com o antigo e com o novo?O importante é mudar e não permanecer no mesmo. Abra-se para o novo Osvaldo. A sua crítica não me convenceu. Seja mais real, concreto diante da realidade q o cerca.
quarta-feira, 7/3/2012 por Josimar Araújo
Igreja Matriz Patrimônio,de quem?
A Igreja matriz de Santana vem passando por grandes reformas na sua existência como Freguesia,por falta de cuidados dos tucanenses que não sabe preservar seu patrimônio. sabem fazer críticas, mas não movem ações para preservar um bem material religio
segunda-feira, 20/2/2012 por Leitor
Comentário sobre o texto
Não vou desmoralizar você enquanto escritor por expor um sentimento a respeito de algo, nem por ter usado palavras duras, cruéis e que desmoralizam, nem tão pouco por ter falado mal de um patrimônio público por conta de sua cor, portanto critico você
segunda-feira, 20/2/2012 por Jadd Pimentel
Santa Ana arruinada
Está tudo errado... super brega! Aguardem que estou escrevendo um artigo cujo título é: Igreja da freguesia de Santa Ana e Santo Antônio: uma joia barroca dilapida
domingo, 12/2/2012 por Tucanense
Igreja
COLUNISTA Osvaldo porque v/c não faz uma matéria falando sobre o Mercado do Abatedouro aquele antigo Açougue que esta cheio de ratos, baratas e corro velho que fica na praça do Bradesco ?
sábado, 11/2/2012 por Aracy
Repúdio
Realmente a beleza se apagou! Nossa igreja necessitava sim de cuidados, de RESTAURAÇÃO e não a destruiçao de um patrimônio que se apagará na memória de todos q cresceram com sua historia com a Luta do saudoso Pe. José. Muito triste orações sim p/omal
sábado, 11/2/2012 por NEIDE
O VERDE SIGNIFICA VIDA!
GENTE VAMOS PARAR DE SE ENCOMODAR COM COR DE IGREJA, PQ TODOS NÃO SE PREOCUPAM MAIS COM A LIMPEZA DAS RUAS, COM A SEGURANÇA, COM AS PESSOAS QUE VIVEM NA MISÉRIA, E ARRUMAM UMA MANEIRA DE AJUDAR? IGREJA VERDE? QUEM QUISER CASE NA IGREJA VERDE...KKKK
sexta-feira, 10/2/2012 por almiro zimu
AZULEJOS
Estou indgnado com tamanho desconhecimento dos que tiveram participação nessa mudança, lembro-me que o saudoso Padre José Gumercindo na época fez uma campanha do azulejo, as familias tucanenses doaram para embelezar a nossa igreja. É uma grande pena.
quinta-feira, 9/2/2012 por Astério Moreira
Reforma - Igreja
Uma perda para o patrimônio histórico do município. O que foi feito é a representação da importância que se dá à História e à tradição. De fato, somos um povo "sem memória"!
quinta-feira, 9/2/2012 por Gabriel Silva
OBS
Caro Osvaldo acho que antes de vcs abrirem a boca pra falar besteira, vcs deveriam averiguar o pq da reforma e não ficar criticando, mesmo pq é muito facil criticar sem nem ao menos pisar os pés dentro da igreja.
quinta-feira, 9/2/2012 por Santos
.....
Já prestei atenção nessas pessoas que criticaram, estão olhando pra o lado politico, essa pintura é de responsabilidade da Diocese, juntamente com o Paroco. E muitos que não tem o que fazer ficam falando besteiras.Vai ler a Biblia e rezar mais.
quarta-feira, 8/2/2012 por Tucanense
Cor da Igreja
Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.E o que TUCANO ESTÁ PRECISANDO.
quarta-feira, 8/2/2012 por Jaqueline
NADA A VER
Na verdade Sr.Osvaldo Alves feiura era o mato que estava tomando conta da igreja e ninguém tomava uma atitude. É fácil criticar. Como disse Maria José vai rezar que DEUS é o mesmo..
quarta-feira, 8/2/2012 por Gilberto souza santana
REVERENDO
Olhe, se alguém pintar as igrejas de PRETO pra mim tá de bom tamanho.O que eu odeio é saber que tem padre por ai cobrando carissimo para casar um pobre e arrecadar fortunas para o VATICANO, tanto em ÓBOLOS, quanto no batismo, além de alguns pedófil
quarta-feira, 8/2/2012 por Aos Criticos
Caetano
Queridos criticos e espantados com a mudança da cor da Igreja Católica qual de vcs foi ao menos saber o pq desta mudança tão repentina? Por ser uma construção muito antiga a mesma precisou passar por reformas urgentes! Vão Rezar Lembrem-se a Fé Salva
terça-feira, 7/2/2012 por silvia
cor da igreja
sinceramente, gostei da mudança, chega de mesmice!!!
terça-feira, 7/2/2012 por Rafael Cintra
Falta de emprego
Quem não tem o que fazer, critica o que não compreende. Esse artigo foi redigido apenas para demonstrar que possui um vasto vocabulário, nada mais. Assim, aqueles que não compreedem, acham bonito falar e escrever "dificil" e apoiam esse texto inútil.
segunda-feira, 6/2/2012 por maria jose
nada q fazer
;as pessoas sequer entram na igreja para ouvir a palavra de deus.ficam a criticar.o importante sao os ensinamentos e nao cor deus continua o mesmo.
segunda-feira, 6/2/2012 por Ana Maria
Texto do Osvaldo
Osvaldo eu assino em baixo do que você relatou em seu texto, acabaram com o patrimônio histórico da cidade. A praça da matriz nuca vai ser como era antes. Acredito que a maioria da população acha o mesmo. "Não é que a cor é feia, mas para uma igraja
segunda-feira, 6/2/2012 por SANTOS
......
Bem...a Igreja não esta feia. muito bonita, tava precisando mesmo de uma reforma. Feio são essas pessoas que fala isso, não participam de nada, que direito tem pra criticar? OSVALDO..você perdeu uma grande oprtunidade de ficar calado.
segunda-feira, 6/2/2012 por campos
Pintura
A nossa igrja vem perdendo a caracterização há muitos anos. Acho que nos dias de hoje precisamos de mais fé, pensando assim a pintura não está tão feia, depende dos olhos de quem a veja. Beleza é relativa.Osvaldo,escreva outras coisas.Boa tarde!
segunda-feira, 6/2/2012 por Edson HC
Preservação Histórica
o maior problema não está na cor, e sim na questão historica, Tucano, ou melhor o governantes e lideres de Tucano não estão nem aí para os patrimonios historicos.
segunda-feira, 6/2/2012 por Penduculo
Criar é preciso!
Osvaldo, sinceramente não pedar seu tempo escrevendo besteiras. Publique sociais, politicos ou economico. Fale de saúde... Não percar seu tempo falando besteiras....
domingo, 5/2/2012 por Aparecida
1234567890
Realmente o verde pode nos trazer diversas significações, ainda mais para uma cidade que não possui uma administração capaz de ofertar aos seus cidadãos uma simplória praça para diversão daqueles que frequentam a referida igreja!
domingo, 5/2/2012 por LETE
igreja
Realmente, nossa igreja não ficou bonita...
domingo, 5/2/2012 por camila
a igreja perdeu sua beleza
foi um masacre o que fizeram com a igreja, ela está horrivel. a população está indignada.
domingo, 5/2/2012 por mara silva
igreja matriz
A frente da igreja estava mesmo precisando de uma reforma.Porém deveriam tentar deixar o mais parecido possível de como era alguns dias atrás.
domingo, 5/2/2012 por Jonas
Cor da Igreja
É verdade. Às vezes queremos falar de coisas sobre as quais não temos conhecimento de causa. Osvaldo, a igreja está linda! Você que não entende!É preciso também enrtender a stuação, pois não foi do nada que eles mandar pintar a Igreja matriz. Pelo q,
domingo, 5/2/2012 por cris
igreja
eu concordo com o colonitas sobre a pintura da igreja...nao gostei tbm...
domingo, 5/2/2012 por Carmo Fredson
O belo é real
O diferente, a mudança causa pânico na mente dos sensos, mais que no futuro, cada um toma a consciencia, que mudar é preciso. o povo católico de Tucano Está de Parabéns, uma Igreja Linda e moderna.
sábado, 4/2/2012 por Jaime Matos do Nascimento
PATRIMÔNIO CULTURAL
Parabens Osvaldo! A destruição da Arquitetura de nossa igreja matriz começou quando reformaram o telhado! Lembram? Tenho na memória quando me mudei pra cidade estudar o ginásio.Se continuar assim, na ´próxima reforma destruirão o resto.
sábado, 4/2/2012 por francisco aparecido do nascimento
nada ha ver
achei muito bom o seu texto sobre a comunidade gay,no entanto agora voce esta confundindo gato com escova
sexta-feira, 3/2/2012 por Braga Santos
Um descaso
O que acontece com as pessoas que se dizem preparados para preservar e cuidar dos bens publicos. Não sei qual a razão na qual foi feito esse tipo e trabalho, logo vejo que o mais adequado seria a restauração. Estão apagando a memora de Tcano.
sexta-feira, 3/2/2012 por ana
destruição da faxada da igreja
concordo com quem acha que perdemos nosso cartão postal. A nossa igreja tinha um ar de imponente, Hoje temos uma igreja com pintura de uma igrejinha de vilarejo. Ridícula de péssimo gosto. Uma vergonha.
sexta-feira, 3/2/2012 por Jaime Matos do Nascimento
A descaracterização vem de longa data
Muito bem Osvaldo! Poucos tem coragem para externar os sentimentos. Eu estou indignado desde uma reforma sei lá mais de que ano. Quando trocaram o telhado. Assassinaram a arquitetura de nossa Igreja.Agora concluiram com a pintura verde.
sexta-feira, 3/2/2012 por Brenno
Pintura da Igreja
Era melhor você ficar calado, do que postar tais baboseiras, a cor é bonita e pare de querer enfeitar o texto com palavras rebuscadas, você está em Tucano (A Brogodó do Sertão). Fale mais da administração pública, dos desvios de verbas públicas.
sexta-feira, 3/2/2012 por Ana Paula victor
A igreja:Ex-cartão postal da cidade!
CONCORDO PLENAMENTE COM AS BELISSIMAS PALAVRAS COM A QUAL MEU AMIGO DESCREVERA SOBRE NOSSSA IGREJA!Achei ridículo o que fizeram com a mesma,tbm acho que não se deve transformar de tal forma um patrimonio historico,reformar,sim!!sinto-me indignada..
sexta-feira, 3/2/2012 por TUCANENSE ALERTA
O ÒCIO INTELECTUAL
MEU CARO COLUNISTA, RESPEITO SUA MANIFESTAÇÃO, MAS OUSO DISCORDAR, PARECE QUE VOCÊ CRITICA POR CRITICAR, ISSO É COISA DE MENTE OCIOSA, TUCANO TEM TANTOS PROBLEMAS, E O QUE TE INCOMODOU FOI A COR DA IGREJA, QUÃO PROVEITOSO SEU ARTIGO, CRÔNICA,ETC.
sexta-feira, 3/2/2012 por Maria
IGREJA
A igreja esta linda vc nao entende de cor
Enviar comentário

Ver mais Notícias

Enquete

VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR SOBRE A LEGALIZAÇÃO DA MACONHA

CONTRA
A FAVOR
Dúvida

[enquetes anteriores]
Visitas: 3479032 Copyright 2006-2014 © Todos os direitos reservados Érico Arts
E-mail: contato@tucanobr.com - Telefones: (75) 9999-7769 / 9152-1075
construção de site construção de sites construção site construção sites criacao de site criacao de sites criacao de um site criacao de web site criacao site criacao sites criacao web site criar site criar sites criar um site criação criação de site criação de sites criação de web sites criação de website criação de websites criação flash criação loja virtual criação site criação site flash criação site web criação sites criação web sites criação website criação websites desenvolvimento de site desenvolvimento de sites desenvolvimento de web site desenvolvimento de web sites desenvolvimento de website desenvolvimento de websites desenvolvimento site desenvolvimento sites desenvolvimento web desenvolvimento web site esenvolvimento web sites desenvolvimento website desenvolvimento websites fazer site home page hospedagem criação hospedagem site loja virtual lojas virtuais manutenção site site site barato site em flash sites web design web designer web site webdesign webdesigner webmaster site website websites webmaster webmasters webdesigner webdesigners Soluções Web Marketing Digital criação desenvolvimento construção elaboração e manutenção de Sites Loja Virtual e Sistemas em Salvador Bahia criação de sites criação de loja virtual Desenvolvimento de portal email marketing otimizacao dos buscadores anuncios do google Criação Desenvolvimento de Websites Sites em Salvador Bahia Criação Desenvolvimento de Lojas Virtuais em Salvador Bahia Criação Desenvolvimento de Portais Eletrônicos em Salvador Bahia Email Marketing Otimização de Sites SEO Sistemas Web Comércio Eletrônico